Recordes: 512 toneladas de drogas já foram apreendidas em MS em 2020

512 toneladas de drogas já foram apreendidas em MS em 2020

Nos primeiros oito meses de 2020, mais de 512 toneladas de drogas já foram apreendidas no estado do Mato Grosso do Sul.

Com isso, entre janeiro e agosto de 2020, as apreensões já aumentaram 111% em comparação com o mesmo período do ano passado, onde foram apreendidas 243 toneladas.

De acordo com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), das 512 toneladas, 332,4 foram apreendidas no interior do estado, com foco maior nos municípios localizados na linha e faixa de fronteira com o Paraguai.

Mais de 180 toneladas de drogas foram apreendidas pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira), segundo a Sejusp o número também é superior as apreensões do ano passado, que no mesmo período registraram 73,2 toneladas.

Atualmente, o tráfico de drogas é a maior fonte de renda do crime organizado no país. Esse dinheiro também é utilizado na prática outros tipos de crimes, como roubo e furto, homicídios, lavagem de dinheiro, prostituição, etc.

Cada quilo de entorpecente apreendido resulta em um prejuízo de milhares de reais às facções criminosas.

Apreensões históricas

Na última quarta-feira(26), o DOF realizou a maior apreensão de drogas da história do Brasil.

Foram cerca de 33,3 toneladas de maconha que eram transportados em uma carreta bitrem, em uma estrada vicinal que dá acesso à MS-166, em Maracaju, no Mato Grosso do Sul.

A apreensão superou o recorde registrado no início do mês de março, onde foram apreendidos 28 toneladas de maconha no município de Iguatemi (MS):

Fonte: Midia Max