650 caminhões de concreto e 1,2 mil basculantes são usados para reparar cratera na Marginal do Tietê

Cerca de 650 caminhões de concreto e 1,2 mil caminhões basculantes foram utilizados nos trabalhos de concretagem da cratera que se abriu na Marginal do Tietê, na Zona Norte de São Paulo,

A cratera se formou na última terça-feira (01), após a trepidação causada pelo equipamento conhecido como o tatuzão – usado para a abertura dos túneis do Metrô – causar o rompimento do supertúnel de coleta de esgoto que passa no sentido transversal ao túnel da obra da Linha 6-Laranja do Metrô.

Reparo em cratera na Marginal Tietê vai exigir mil cargas de concreto

Com isso, uma grande quantidade de água e dejetos invadiu os túneis do metro e as áreas em obra, danificando também a estrutura da Marginal do Tietê.

Três faixas da rodovia foram engolidas pela cratera.

Inicialmente, acreditava-se que seriam necessários 13 mil metros cúbicos de concreto para preencher a cratera.

Os trabalhos foram iniciados ainda na madrugada dessa quarta-feira (02), sendo finalizados ainda durante a noite.

Pista central da marginal Tietê ficará interditada ao menos até sexta (4) -  02/02/2022 - Cotidiano - Folha

Foram despejados 12 mil m³ de pedras no poço VSE Aquinos, que corresponde a 1,2 mil caminhões basculantes – a quantidade de concreto utilizada poderia erguer 6 prédios de 16 andares.

Com isso, a pista da Marginal poderá ser liberada até o final desta quinta (3).

Caminhões carregando pedras que foram utilizadas para preencher cratera formada na Marginal Tietê — Foto: Reprodução/TV Globo
Caminhão com pedras que serão despejadas no túnel da Linha 6- Laranja do Metrô para evitar risco de novas erosões na Marginal Tietê após desmoronamento  — Foto: Reprodução TV Globo