A história da breve passagem da Kenworth no Brasil

A história da breve passagem da Kenworth no Brasil

Pouca gente sabe, mas em 1995, a Kenworth, fabricante de caminhões americana, realizou testes com pelo menos dois modelos nas estradas brasileiras.

Na época, foram trazidos para o Brasil os modelos T600 e o T800, sendo empregados no transporte de produtos perigosos na Transportadora Herculano.

A montadora americana, queria avaliar o desempenho de seus veículos nas estradas do nosso país.

Além disso, a Kenworth tinha planos de nacionalizar a fabricação dos modelos na fábrica da Volkswagen, que até então, não produzia caminhões para o segmento pesado.

O T600 – contava com motor CUMMINS Série N, 12 litros e 430 cavalos de potência, além da caixa seca Eaton Fuller com 13 velocidades.

Já o T800, também possuía motor CUMMINS Série N, 12 litros, mas com 470 cavalos.

Dentre os destaques, estavam a cabine leito, que permitia o motorista ficar em pé e se locomover tranquilamente dentro do veículo, além de uma cama gigante que comportava até duas pessoas com conforto.

Outra vantagem, era sua cabine em alumínio, que diminuía a tara do caminhão. O painel, assim como os demais caminhões americanos, possuía diversos medidores de pressão e temperatura, garantindo ao motorista um controle preciso do funcionamento do motor.

1995 Kenworth T800 Steering Wheel For Sale | Farr West, UT | 721822-18 |  MyLittleSalesman.com

No entanto, pouco tempo depois, esses caminhões foram recolhidos pela Kenworth e os planos de produção ou importação para o Brasil, ficaram apenas no papel.

Uma das unidades continua emplacada em Guarulhos, São Paulo. Já o outro, modelo, não consta no Detran.

Há também, relatos de uma unidade utilizada para puxar safra em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. Segundo informações, o veículo só aparece na época da safra. Há a possibilidade, de que o mesmo esteja registrado no Paraguai, onde é comum caminhões da marca.

Kenworth T 2000 – RedeTV

Por muitos anos, a REDETV utilizou um Kenworth T200, ano 2003 6×4, importado, como Studio Móvel. De acordo com relatos, o veículo atualmente encontra-se parado dentro do pátio da emissora na marginal da Rodovia Castelo Branco.

Kenworth do Circo

Recentemente, outro Kenworth foi flagrado em Curitiba, no Paraná. O modelo, K100, pertencia ao circo Miranda Orfei.

Após a venda para a Eckisil Freios, de Curitiba (PR), ele foi restaurado e ganhou cabine estilo Aerodyne.

Fotos: Adalberto Mattera, Dsqui Pontes