Algemado, caminhoneiro é agredido por Guardas-civis em Itaquera-SP

Um caminhoneiro de 36 anos foi preso na tarde desta terça-feira(23), após uma abordagem da Guarda-Civil ambiental de Itaquera, São Paulo. Um vídeo divulgado nas redes sociais, mostra o caminhoneiro, asfixiado, gritando para que a guarda retire o joelho de seu pescoço.
De acordo com informações apuradas pelo Folha de S.Paulo, o caminhoneiro conduzia um caminhão caçamba, Ford Cargo, carregado com entulho, quando foi abordado pela Divisão Ambiental da GCM.
O caminhoneiro afirmou ao Folha que foi dado sinal para que parasse. Por ter veículos seguindo logo atrás do caminhão, o motorista continuou trafegando por alguns metros, até estacionar na rua Hirovo Kaminobo; “Sou uma pessoa responsável. Qualquer acidente seria responsabilidade minha. Mas os GCMs não entenderam e por isso me xingaram”, relatou o condutor, que pediu para não ter o nome publicado.
Após verificarem os documentos do condutor e do veículo, os guardas pediram a chave do caminhão, mas o caminhoneiro se recusou a dar, afirmando que não havia nada de errado e que a documentação estava em dia.
Os guardas insistiram na retirada, mas o motorista jogou a chave do veículo em um terreno próximo.
Nesse momento, os três guardas tentaram imobilizar o caminhoneiro, que reagiu e derrubou um dos agentes. Após conseguirem algemar o motorista, ele conduzido à Delegacia.
Por conta dos ferimentos, o delegado de plantão ordenou que o caminhoneiro fosse levado ao hospital, para a realização do Corpo de delito e em seguida do boletim de ocorrência.
Já no hospital, a confusão continuou após um dos guardas apertar as algemas. O motorista gritou, afirmando que estava sendo machucado pelo dispositivo.
Após isso, o homem foi derrubado no chão pelos guardas. Uma das agentes, colocou o joelho na região do pescoço do caminhoneiro, causando asfixia. Ao perceber que um colega do motorista estava gravando a ação, a guarda retirou o joelho da região do pescoço.
Funcionários do hospital tentaram impedir a gravação.
O homem foi medicado e encaminhado novamente ao 53º DP, onde o caso foi registrado como lesão corporal e resistência.
Com a ocorrência finalizada, o motorista voltou com familiares para casa, onde seu caminhão já estava estacionado. Durante o registro do caso, um amigo do condutor foi ao local da abordagem, achou a chave do veículo no terreno e o levou veículo, liberado pela polícia, à residência do motorista.
A Secretaria de Segurança Urbana Municipal, informou por meio de nota, que está apurando se os agentes envolvidos no caso cometeram excesso. Ainda segundo a nota, o motorista foi detido por não obedecer a ordem de parada.
Fonte: Folha de S.Paulo

