Aprenda a fazer marcha em um caminhão com 3 alavancas

Já há alguns anos, circula nas redes sociais um vídeo de um caminhoneiro realizando a troca de marcha em um caminhão Kenworth W900L, ano 1999.
O mais impressionante do vídeo, é o fato do caminhão possuir três alavancas e as mesmas serem acionadas de forma simultânea enquanto o motorista conduz o veículo.
Mas será verdade?
A primeira coisa que você precisa saber é que o caminhão Kenworth W900L não possuí três alavancas de fábrica, o modelo original possuí apenas um câmbio convencional igual ao utilizado no Brasil:


O caminhão Kenworth W900L possuí duas caixas e o sistema de redução, resultando em um câmbio de 13 velocidades.
Nos Estados Unidos, existe um ditado que diz que “Caminhão que é caminhão, possuí duas alavancas”. Essa ideia vem dos caminhoneiros mais antigos, que na época usavam caminhões com duas alavancas, tanto em sistemas com redução, quanto nos veículos com duas caixas.
O proprietário do veículo, por estilo, trocou a alavanca convencional, que possuí dois botões por duas alavancas.
Dessa maneira, a função da troca de caixa e de redução, passaram a ser feitas por meio das alavancas.
Entenda o funcionamento;
As primeiras 5 marchas são realizadas como em um automóvel normal. A alavanca com a “caveira” está acionada para a direita, isso significa que o veículo está na caixa baixa.
Ao chegar na 5ª marcha, o motorista transfere para a caixa alta, levando a alavanca com a caveira para a esquerda e a alavanca principal na posição da 2ª marcha.
Como ele está agora na caixa alta, não é mais 2ª marcha, mas sim 6ª marcha.
A alavanca da esquerda para trás é o equivalente a nossa ‘Reduzida’, já para frente equivale a ‘Simples’, mesmo sistema utilizado nos caminhões brasileiros, onde é feita essa mudança por um botão localizado no câmbio.
Ou seja, agora ele está na 6ª marcha reduzida. Para por na 6ª marcha simples é necessário voltar a alavanca principal para o neutro (no meio), colocar a alavanca da esquerda para frente e voltar com a alavanca principal para a posição anterior, sendo assim, agora ele está na 6ª marcha simples.
Para por na 7ª marcha reduzida, ele coloca a alavanca principal na posição 2ª marcha e a alavanca da esquerda para trás. Para mudar pra 7ª marcha simples, basta por em neutro a alavanca principal e a alavanca da esquerda para frente, logo em seguida voltar com a alavanca principal para a posição da 3ª marcha.
Confira o vídeo da troca de marcha completa e todo o procedimento:
Agora, veja o mesmo caminhão, com a alavanca original:
Esse caminhão é considerado 13 velocidades, pois;
- 1ª Marcha normal
- 2ª Marcha Normal
- 3ª Marcha Normal
- 4ª Marcha Normal
- 5ª Marcha Normal
Aumentou a caixa
- 6ª Marcha Reduzida (caixa alta)
- 6ª Marcha Simples (caixa alta)
- 7ª Marcha Reduzida (caixa alta)
- 7ª Marcha Simples (caixa alta)
- 8ª Marcha Reduzida (caixa alta)
- 8ª Marcha Simples (caixa alta)
- 9ª Marcha Reduzida(caixa alta)
- 9ª Marcha Simples (caixa alta)
Alguns caminhoneiros nos Estados Unidos ainda utilizam o sistema com duas alavancas, sendo que esse Kenworth é uma daquelas adaptações bem diferenciadas e não tem como objetivo facilitar a vida do motorista.
Aqui no Brasil, um dos caminhões mais conhecidos e que utilizam esse sistema de duas alavancas é o FNM.
Gostou? Então não se esquece de compartilhar com seus amigos nas redes sociais:

