Atenção caminhoneiro: PRF realiza operação nacional com foco no sistema de freios dos veículos de carga

Atenção caminhoneiro PRF realiza operação nacional com foco no sistema de freios dos veículos de carga

A Polícia Rodoviária Federal, iniciou quinta-feira (18), uma operação nacional com o objetivo de fiscalizar o sistema de freios de veículos de carga e coletivo de passageiros. 

Durante a parte da manhã, os agentes participaram de um nivelamento teórico por vídeo aula, e à tarde, iniciaram as fiscalizações nas unidades operacionais de todo o país.

Nos veículos de cargas abordados, era verificado todo o sistema de freios, composto pelo freio de estacionamento e freio de serviço, além de mangueiras de ar, possíveis falhas na lona, tambor, válvulas e demais peças que fazem parte do conjunto.

Segundo o PRF Marcelo Saturnino, Chefe da Seção de Segurança Viária da PRF-RS e membro da Câmara Temática de Assuntos Veiculares do Contran, os defeitos no sistema de freios dos veículos pesados constituem uma das principais causas de acidentes graves em rodovias federais, especialmente nos trechos com relevo mais irregular. 

Somente no Rio Grande do Sul, foram fiscalizados 408 veículos, sendo lavrados um total de 173 autos de infrações de trânsito, com 30 notificações por conduzir o veículo com irregularidade no sistema de freios e 19 por descumprimento da lei do descanso. Também, 10 veículos foram removidos ao depósito credenciado.

Os motoristas flagrados foram autuados e os veículos retidos até que as irregularidades fossem sanadas. A PRF não divulgou se a operação vai prosseguir nos próximos dias.