Baú tipo “asa” é sucesso na China e facilita vida dos motoristas

Recentemente, a foto de um Volvo FH 540 chamou a atenção de internautas por possuir um baú diferente e com aberturas laterais projetadas para cima.
O implemente é comum na China e é denominado reboque tipo Asa – uma vez que as paredes laterais quando abertas lembram o formado de asas.

Essa abertura é feita por pistões hidráulicos controlados pelo operador remotamente ou por um painel de controle instalado no veículo.
Dentre as vantagens desse tipo de implemento, estão a acessibilidade à carga, facilitando o carregamento e descarregamento, a praticidade e as diversas aplicações no transporte.

Ao contrário dos implementos tipo sider, que possuem uma lona, o baú tipo asa pode ser fabricado com materiais conforme a necessidade do cliente.
Geralmente, esses baús são fabricados em alumínio, mas podem também receber revestimento e isolamento térmico para o transporte de cargas perecíveis.

Outra vantagem em relação à carreta sider, está na possibilidade de abertura em ambos os lados da carreta simultaneamente.
Além disso, o baú Asa não possuí colunas laterais de sustentação, facilitando o transporte de cargas indivisíveis.
No Brasil, fabricantes de carrocerias desenvolveram a carreta sider total, com colunas móveis que possibilitam a abertura total da carreta.

