Bolsonaro atrasa gravação de propaganda fazendo ar em Iveco

Vídeos divulgados nas redes sociais do Presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), dirigindo uma carreta-caçamba, modelo Iveco, viralizaram nas redes sociais.
Por se tratar de um caminhão com mais de 20 anos de uso e o semirreboque, tipo caçamba, também ser antigo, Bolsonaro demorou bastante tempo para conseguir fazer “ar”.
Isso ocorre, porque somente quando o sistema de ar atingir uma determina pressurização, os freios do veículo são liberados.
Entenda como o funciona os freios de caminhões e carretas:
Basicamente, o sistema de frenagem de um veículo de carga é composto por 6 componentes principais: Cuíca, Catraca, Eixo S, Patim de Freio, Lona de Freio e tambor.

A cuíca é responsável pelo acionamento da catraca. Caso o veículo esteja com o freio estacionário acionado, a primeira câmara da cuíca fica sem ar, mantendo a catraca em 90°.


Quando o freio estacionário é desativado, o ar enche a primeira câmara da cuíca, fazendo com que a catraca fique em uma posição próxima a 130°, girando o eixo S e contraindo os patins de freio com as lonas, liberando assim o tambor.

Quando o pedal do freio é acionado, o processo inverso ocorre, já que a segunda câmara da cuíca é preenchido com ar, empurrando a catraca novamente para a posição de 90°, girando o eixo S e pressionando o conjunto de patins e lonas contra o tambor, ocasionando a frenagem.
Na simulação abaixo, você pode conferir cada processo: