Bolsonaro indica general para presidência da Petrobras

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou na noite dessa sexta-feira(19), a indicação do General do Exército Joaquim Silva e Luna, para presidência da Petrobras.
A decisão é uma reposta direta ao aumento dos combustíveis nas últimas semanas.
De acordo com Bolsonaro, mesmo com a alta no preço do barril de petróleo e o dólar alto, o governo busca maneiras de minimizar os impactos desse aumento para a população.
Além disso, o presidente pediu transparência da estatal em sua política de preços.
Nessa quinta-feira(18), Bolsonaro também anunciou que os impostos federais sobre o óleo diesel e o gás de cozinhas serão zerados a partir de 01 de Março.
Transporte de carga
Com a isenção do imposto, o preço do litro de óleo diesel ao consumidor final deve diminuir em R$0,34.
Em um caminhão, que usa tanque de combustível de 500 litros, capacidade habitual de veículos de carga, a economia para o condutor ou para a empresa seria de cerca de R$ 170 por abastecimento.
Composição do preço
Segundo os dados da Petrobras, com base no diesel S-10, o preço do óleo diesel tem a seguinte composição:
- 49%: custo do combustível na Petrobras
- 15%: distribuição e revenda
- 13%: custo do biodiesel
- 14%: ICMS (imposto estadual)
- 9%: impostos federais (Cide-Combustíveis), PIS/Pasep e Cofins
Nota da Petrobras sobre troca de presidência
Em nota, a Petrobras informou na noite desta sexta-feira, que recebeu um ofício do Ministério das Minas e Energia para convocar uma Assembleia Geral Extraordinária da estatal para “promover a substituição e eleição de membro do Conselho de Administração, e indicando Joaquim Silva e Luna, em substituição a Roberto da Cunha Castello Branco.” O ofício também solicita que Silva e Luna seja avaliado pelo Conselho de Administração da Petrobras para o cargo de presidente.

