BR-101 é bloqueada por manifestantes após PRF matar homem sufocado

BR-101 é bloqueada por manifestantes após PRF matar homem

Moradores e representantes de movimentos sociais estão realizando um protesto na BR-101, em Umbaúba (SE), pela morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, o homem imobilizado por policiais rodoviários federais e colocado dentro do porta-malas de uma viatura, onde inalou fumaça, na quarta (25), na cidade.

Segundo informações de familiares, o homem sofria com problemas mentais e faz uso de remédios controlados.

O sobrinho da vítima, Wallyson de Jesus, relatou que o tio foi abordado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), enquanto pilotava uma motocicleta.

“Eu estava próximo e vi tudo. Informei aos agentes que o meu tio tinha transtorno mental. Eles pediram para que ele levantasse as mãos e encontraram no bolso dele cartelas de medicamentos. Meu tio ficou nervoso e perguntou o que tinha feito. Eu pedi que ele se acalmasse e que me ouvisse” contou.

Segundo Wallyson, mesmo diante da tentativa de diálogo, os policiais fizeram o uso de spray de pimenta e o colocaram dentro do porta malas da viatura. “Eles jogaram um tipo de gás dentro da mala, foram para delegacia, mas meu tio já chegou lá desacordado. Diante disso, os policiais levaram ele para o hospital, mas já era tarde”.

Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe, confirmado pela Secretaria de Segurança Pública nesta manhã apontou que asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda foram as causas da morte do homem. Outros exames foram realizados para detalhar a razão da morte.

O velório deve ocorrer na casa da mãe do homem, no povoado Mangabeira, em Santa Luzia do Itanhy. Ele era casado e deixa um filho.

Durante a manhã e início dessa quinta-feira (26), centenas de populares se reuniram na BR-101, para protestar contra a morte de Genivaldo.

Protesto BR-101, em Umbaúba, pela morte de Genivaldo Santos — Foto: Daniel Rezende
Manifestantes realizam protesto pela morte de homem asfixiado com gás na  viatura da PRF em Sergipe - A8 Sergipe