Brasileiro reclama da corrupção, mas quando um caminhão tomba, corre saquear a carga

“Ah, mas o seguro vai pagar!”, essa é a frase que populares utilizam como desculpa quando realizam o saque de um caminhão que se acidentou.
Sem ao menos se preocupar com a vida do motorista e das demais vítimas, dezenas e até centenas de pessoas, se aglomeram como urubus em volta do caminhão ou carreta que tombou, na tentativa de garantir uma parcela da carga que o veículo transportava.
Seja produtos de limpeza, alimentos, grãos e até mesmo combustíveis, o importante para essas pessoas é levar um pouco para casa.
Esse prática tão comum, é consequência da cultura do brasileiro de que “malando é malandro, mané é mané”.
O fato é que, mesmo o seguro pagando, quem saqueia uma carga está furtando da empresa responsável pelo seguro da mesma. Sem mencionar o fato, que nem todas as cargas possuem seguro e caso houver o furto, quem vai arcar com o prejuízo é o próprio motorista ou proprietário do veículo.
Além disso, em grande parte desses acidentes, a carga pode ser recuperada e realizado o transbordo para outro caminhão.
Os riscos de tentar saquear uma carga:
No início do mês de Julho, 41 pessoas morreram após um caminhão-tanque explodir. O veículo havia tombado às margens de uma rodovia no norte da Colômbia.
Na ocasião, dezenas de pessoas tentavam saquear a carga de combustíveis do veículo, quando houve a explosão. Sete pessoas morreram no local e 49 ficaram gravemente feridas, com o passar dos dias, o número de óbitos aumentou.

No dia 14 de Junho, duas pessoas morreram esmagadas por uma carreta tombada na BR-101, trecho próximo da cidade de Eunápolis, no sul da Bahia.
A carreta, carregada com ovos, havia tombado ainda durante o dia e dezenas de populares se reuniram para saquear a carga. A PRF impediu a ação criminosa, mas ao anoitecer, quando não havia policiamento, as pessoas voltaram ao local e começaram a saquear a carga.
As caixas debaixo da carreta foram sendo retiradas pelos populares, até que o veículo deslizou e acabou esmagando duas pessoas, que não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito no local.
Saquear carga é crime:
Segundo o Art. 169 do Código Penal, “apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza” é crime.
Ou seja, se alguma pessoa levar para si uma parte da carga que caiu na pista, ela está cometendo um crime e pode cumprir pena de um mês a um ano de prisão, ou pagamento de multa. Além disso, se um grupo de pessoas se juntarem para, em conjunto, sacar essa carga, poderão responder por furto qualificado perante à lei.
Caso você se deparar com esse tipo de situação, além de acionar a polícia, é possível registrar a ação criminosa por vídeo e em seguida repassar à Polícia Civil.
Essas imagens serão utilizadas como prova nas investigações para identificar essas pessoas.
Concorda? Então não se esqueça de compartilhar com seus amigos e conhecidos:

