Câmara começa a analisar PL que pune motorista que divulgar infração gravíssima em rede social

A Câmara dos Deputados começou a analisar nessa quinta-feira(23), o Projeto de Lei (PL) 130/20, que prevê punição para quem cometer e postar na internet infrações de trânsito.
A proposta determina a suspensão do direito de dirigir por 12 meses do motorista que cometer infração gravíssima, como rachas e manobras arriscadas em vias públicas, e exibi-la nas redes sociais, individualmente ou com ajuda de terceiros.
Se o motorista for reincidente será aberto o processo de cassação da habilitação.

O texto permite ainda que o condutor seja punido pelo órgão de trânsito no prazo de 12 meses após a divulgação do vídeo da infração.
Caso o condutor não seja habilitado, o mesmo ficará impedido de tirar a carteira de habilitação pelo prazo equivalente ao da cassação ou da suspensão, conforme cada situação.

Além disso, a pessoa (física ou jurídica) responsável pela divulgação das imagens poderá ser punida com multa de natureza gravíssima multiplicada por dez.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/z/g/0rCjP3QQ6TNJDFOK6l9g/1570742053680566.jpg)
Já as plataformas digitais onde as imagens forem divulgadas serão multadas até 10% do faturamento ou suspensão temporária das atividades caso não removerem o conteúdo após notificação judicial ou de autoridade de trânsito.
O projeto tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados e será analisado diretamente no Plenário da Câmara.
Caso for aprovado pela Câmara dos Deputados, o projeto seguirá para votação no Senado e em seguida para sanção presidencial.
Nesse momento, o PL está em Análise de Constitucionalidade.


