Caminhão tomba com a força do vento na Raposo Tavares

Um caminhão-baú tombou com a força do vento na Rodovia Raposo Tavares (SP-270) durante uma tempestade de poeira que atingiu Presidente Prudente (SP), na tarde desta sexta-feira (01).
De acordo com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, houve rajadas de 103km/h.
“Começou um vento muito forte, reduzi o caminhão, coloquei primeira [marcha], vim devagarzinho e encostei. Só que o vento tombou quase em cima do chapa. Ele [chapa] chegou do lado da cabine, o caminhão começou a balançar e deitou”, explicou o caminhoneiro.

Apesar do susto, o motorista e o chapa, que é o trabalhador que atua em atividades de carregamento e descarregamento de cargas de caminhões, não se feriram.
O caminhão havia saído de Marília (SP) e faria a entrega de móveis em Presidente Prudente e posteriormente em Presidente Venceslau (SP).

Informações: I Folha Regional
O que causa a nuvem de poeira?

Apesar de ser chamada de tempestade de areia, no Brasil o evento é causado pelos fortes ventos que antecedem temporais em regiões que enfrentam períodos de estiagem.
Quando essas rajadas de vento entram em contato com o solo muito seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação, formando uma parede de poeira que se ergue.
No último domingo (27), o mesmo fenômeno foi registrado na divisa de São Paulo com Minas Gerais.
Quatro pessoas morreram
Três homens morreram tentando apagar um incêndio em uma fazenda na cidade de Santo Antônio do Aracanguá, na região de Araçatuba. O grupo foi surpreendido pelo vento forte, que espalhou as chamas.
A quarta vítima foi um homem no município de Tupã, na região de Marília, que morreu no desabamento de um muro durante os fortes ventos e a nuvem de poeira.
Outras seis pessoas ficaram feridas durante a passagem do fenômeno pela região.

