Caminhões DAF, uma dor de cabeça, para a Volvo e Scania

Há mais de seis anos em operação no mercado nacional, a montadora vem ganhando cada vez mais espaço no setor. Até o ano de 2018, a empresa havia vendido cerca de 3,6 mil caminhões ao mercado interno. Já em 2019, somente o modelo DAF XF105, totalizou 1.845 vendas, ganhando a 5° colocação entre os caminhões mais vendidos no ano.

Os veículos da montadora estão caindo no gosto dos donos de transportadoras, diversas empresas compraram algumas unidades para testes e estão aumentando o número de veículos da marca em suas frotas.

O principal motivo que explica isso é o menor custo em comparação com caminhões das marcas Volvo e Scania – considerados as melhores marcas do setor.

A diferença de preço em veículos zero km chega a ser de 12%, porcentagem essa, que aumenta com modelos mais antigos, chegando próximo aos 20%.

Além do custo de compra menor, os modelos DAF mostraram possuir o mesmo desempenho técnico que seus concorrentes.

Com ótimo espaço interno para o motorista e acabamento impecável, a DAF destaca-se também pelo conforto.

No transporte de grãos, antes dominado pela Scania, Volvo e Mercedes, os DAF, aos poucos, estão ganhando espaço e mostrando-se resistentes nesse setor que exige mais robusteza dos caminhões.

Além disso, de acordo com Luís Gambim, diretor comercial da montadora, o DAF tem um excelente consumo, que briga pela liderança entre as marcas ‘premium’ neste quesito, que é muito importante, pois o combustível representa de 40% a 50% na planilha de custos.

Qualidades citadas por motoristas de veículos DAF:

  • Freio motor superior ao de veículos Volvo.
  • Maior espaço interno da cabine.
  • Menor incidência de ruídos.
  • Média igual aos veículos Scania e Volvo.
  • Pouca manutenção.
  • Manutenção gratuita em período de garantia.
  • Acabamento interno de qualidade.

Outro fator que dificultava o crescimento da marca no Brasil era a falta de concessionárias e oficinas especializadas para a prestação de assistência técnica aos veículos, o que também vem mudando. Atualmente a montadora possuí cobertura para 95% do território nacional, para 2020, seis novas revendas serão inauguradas. Além disso a montadora lançou um programa pioneiro de oficina móvel possibilitando que os clientes da linha LF agendem manutenção preventiva ou corretiva onde achar mais conveniente.