Caminhoneiro desenvolve dispositivo para esconder foguinhos ao passar pela PRF

https://1.bp.blogspot.com/-BMWNys5lzO4/XnVgbr_XnSI/AAAAAAAAE9I/LtDo8O9JDTooy3ydtVEAB7hdRW1Uq07ewCLcBGAsYHQ/s1600/Caminhoneiro%2Bdesenvolve%2Bdispositivo%2Bpara%2Besconder%2Bfoguinhos%2Bpara%2Bpassar%2Bpela%2BPRF.jpg

Contrariando duas normas do CONTRAN, diversos caminhoneiros desafiam as fiscalizações e utilizam as lanternas, popularmente conhecidas como “foguinhos”, nas traseiras dos veículos.

Alguns motoristas afirmam terem instalado o equipamento para garantir mais segurança, já outros buscam melhorar o visual do caminhão com esse tipo de iluminação.

Segundo a Resolução 667 de 22 de Maio de 2017 do Contran; é proibido a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante.

Além disso, a cor amarela e laranja, que são predominantes nesse tipo de lanternas, só devem ser utilizadas na parte traseira do veículo como indicadoras de direção. Alguns agentes de trânsito, aceitam esse tipo de iluminação quanto utilizada a cor vermelha.

Para tentar burlar a fiscalização, um caminhoneiro desenvolveu um dispositivo que oculta as lanternas de forma remota quando necessário, sendo assim, toda vez que precisar passar por agentes de trânsito, o conjunto de lanternas será escondido atrás do chassi do veículo.

Consequentemente, o trabalho da PRF torna-se mais difícil, uma vez que para flagrar esse tipo de alteração será necessário parar diversos veículos.