Caminhoneiro é flagrado utilizando 3 vezes a mesma Guia Florestal e Nota Fiscal, em Sorriso/MT

Caminhoneiro é flagrado utilizando 3 vezes a mesma Guia Florestal e Nota Fiscal, em Sorriso/MT

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), flagrou na madrugada dessa quarta-feira (21), um caminhão transportando carvão vegetal com Guia Florestal e Nota Fiscal reaproveitada de outras viagens, no km 733, da BR-163, no município de sorriso, Mato Grosso.

Ao abordarem o caminhão, modelo M.BENZ/l 1620, os policiais solicitaram ao motorista os documentos do veículo e da carga.

O condutor apresentou nota fiscal e guia florestal GF3/MT declarando 50,0m³ de carvão, com origem em Cláudia/MT e destino à Várzea Grande/MT, ambas emitidas em 15/10/2020, com vencimento em 21/10/2020.

Como a distância entre os municípios é relativamente curta, cerca de 9 horas de viagem e o veículo foi abordado no último dia de vencimento da guia florestal (21), os agentes suspeitaram que os documentos haviam sido reaproveitados de outras viagens.

A equipe questionou o condutor, de 33 anos, acerca da quantidade de viagens executadas, nisso o homem afirmou que era a terceira viagem com essa documentação.

Diante disso, a carga foi apreendida e o condutor assinou o Termo de Compromisso de Comparecimento (TCO), sendo liberado em seguida.

Tanto o motorista, quanto a empresa proprietária da carga, responderão pelo crime previsto no Art. 46 da Lei 9605/98, Lei dos Crimes Ambientais.

Fonte: PRF