Caminhoneiro é indiciado pela morte de 8 pessoas no engavetamento da BR-277

Caminhoneiro é indiciado pela morte de 8 pessoas no engavetamento da BR-277

Um caminhoneiro e quatro funcionários Ecovia foram indiciados pela Polícia Civil pela morte de oito pessoas no engavetamento na BR-277, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Relembre o acidente:

O acidente aconteceu na madrugada do dia 02 agosto de 2020, onde 22 veículos se envolveram em um engavetamento na rodovia, ocasionando a morte de 8 pessoas e deixando outras 40 feridas.

O primeiro acidente envolveu uma motocicleta e uma viatura da Polícia Militar próximo ao km 76. Por conta do primeiro acidente, outros veículos pararam logo atrás e alguns ocupantes desembarcaram.

O trecho estava encoberto por uma grande quantidade de fumaça oriunda de queimadas que ocorriam na região, diminuindo consideravelmente a visibilidade dos motoristas.

Em seguida, uma carreta Scania, tipo Baú, que seguia pela rodovia, tentou desviar dos automóveis parados, mas acabou atropelando 4 pessoas que estavam sobre a pista.

Outros motoristas também não conseguiram frear e colidiram na sequência. Ao todo, o engavetamento envolveu 5 motocicletas, 15 automóveis, uma viatura da PM e uma carreta.

Áudio mostra o desespero de caminhoneiro envolvido no engavetamento na BR-277

As investigações:

De acordo com as investigações, o acidente teve como fator principal a baixa visibilidade no trecho causada pela fumaça de um incêndio na região.

Funcionários da Ecovias haviam sido informados e tinham conhecimento sobre a situação de risco, mas nenhuma ação foi tomada.

Diante disso, a Polícia Civil indiciou quatro funcionários da concessionária por homicídio simples e lesão corporal. 

O caminhoneiro:

Áudio mostra o desespero de caminhoneiro envolvido no engavetamento na BR-277

Ainda segundo laudos, a carreta, conduzida por Cláudio Alexandre Serioska, trafegava acima do limite de velocidade da pista quando bateu em carros que estavam parados no local e atropelou as vítimas.

O motorista foi indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.