Caminhoneiro é surpreendido por enxame de abelhas no maleiro de seu caminhão

O caminhoneiro Geverson Deborba foi surpreendido por um enxame de abelhas que se alojou no maleiro de sua carreta em Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Geverson estava parado no pátio e aproveitou para lavar algumas roupas e estendeu elas na grade frontal e nas janelas do caminhão.
Nesse momento, uma grande quantidade de abelhas começaram a adentrar a cabine e logo, tomaram conta do veículo.
O caminhoneiro conseguiu chegar bem próximo do maleiro, sem ser atacado.
Esse evento é conhecido como enxame viajante e ocorre quando um grupo de abelhas decide abandonar sua morada à procura de novo abrigo.
Essa colméia migrante é composta, via de regra, por uma rainha-mãe acompanhada de uma boa parte das abelhas operárias e zangões.
Geralmente, esses enxames não atacam, uma vez que estão com as atenções voltadas para a sobrevivência da colméia e a guarda da sua rainha.
Além disso, as abelhas quando estão viajando levam uma reserva de mel nos papos e tem dificuldade para dobrar o abdômen e ferroar.
De vez em quando elas pousam para descansar; é quando se amontoam em um local formando um “cacho” em torno de sua rainha e se abrigam em locais como cobertura de garagem, árvores e nesse caso, a cabine de um caminhão.