Caminhoneiros da Espanha iniciam greve geral após aumento no diesel

Caminhoneiros da Espanha iniciam greve geral após aumento no diesel

Caminhoneiros da Espanha, iniciaram nessa segunda-feira (14), uma greve geral por tempo indeterminado contra o aumento recente no preço do óleo diesel no país.

Segundo a entidade sindical, 90% das empresas de médio e pequeno porte “se encontram em uma situação econômica de quebra total”. Os trabalhadores argumentam que os profissionais assalariados são quem enfrentam as “consequências” do panorama financeiro.

imagen

Além de protestar contra o aumento no preço dos combustíveis, os motoristas defendem 6 reivindicações: aposentadoria aos 60 anos, por considerar que o trabalho é de alto risco, reconhecimento das doenças causadas pela profissão, tanto para os motoristas autônomos quanto para os assalariados, consideração de todos os acidentes de trabalho, criação de um acordo estadual único para os profissionais, baseado no tipo de veículo e abrangência territorial e que o seguro social de formação profissional contemple também os motoristas autônomos e não só os assalariados, como ocorre atualmente.

A orientação é que se mantenha apenas o transporte de itens médicos, retirada de leite das fazendas e produtos de alimentação animal. 

Informações: Agora Europa