Conheça a história de seu Damião: Catador de lixo que construiu seu próprio posto de combustível

Conheça a história de seu Damião: Catador de lixo que construiu seu próprio posto de combustível

Atualmente, a construção de um posto de combustível custa entre R$500 mil a R$1,5 milhão, ou seja, um empreendimento que poucos tem acesso. 

Damião Vicente da Silva, de 47 anos, catador de materiais recicláveis, além de sustentar sua família, economizou o pouco que ganhava durante 18 anos para realizar seu sonho.

Inicialmente, como a cidade que seu Damião mora, Curral Velho, no Sertão da Paraíba, não tinha um posto de combustível, ele mesmo viajava Diamante, Boa Ventura e Itaporanga para comprar galões de gasolina e revender na sua cidade em garrafas descartáveis de dois litros. 

Em 2009, seu Damião comprou o terreno onde seria o seu estabelecimento e conforme tinha condições ia adquirindo os materiais de construção. Já com o terreno e com a ajuda de seus dois filhos, seu Damião iniciou a obra que demorou 9 anos para ficar pronta.

“Eu comprava areia, cimento e tijolos e colocava as mãos na obra com os meus filhos. Eu que fui o pedreiro, eletricista e tudo que precisava ser”, contou.

Porém, o caminho para alcançar nossos sonhos não é uniforme e é composto por altos e baixos. Com seu Damião não foi diferente, por muitas vezes desanimou, mas nunca pensou em desistir:

“Muitas pessoas me chamavam de doido. Eu enchia os olhos de lágrimas e pedia forças a Deus. Cheguei a perder o sono e não conseguia nem me alimentar”

O ex-catador conta que suas preces foram atendidas, em duas rifas que participou ganhou um carro e uma moto. Os dois veículos logo foram vendidos para ajudar na construção do posto de combustível.

Sua família foi fundamental para a realização do sonho, além da ajuda braçal dos dois filhos, sua esposa e filha nunca deixaram faltar palavras de incentivo e coragem.

ex-catador inaugura posto gasolina

Em 3 de Novembro de 2018, com 500 pessoas presenciando, o sonho foi finalmente realizado. Quase toda a cidade participou da inauguração do posto de seu Damião. No dia seguinte, os primeiros veículos foram finalmente abastecidos no local.

Para homenagear sua mãe, que emprestou o primeiro dinheiro para a compra dos galões de gasolina e havia falecido há cinco anos, o estabelecimento ganhou seu nome: “Alta Maria”.

ex-catador inaugura posto gasolina

Agora, não mais conhecido como catador e sim empresário, seu Damião deixa uma mensagem.

“Eu tô muito emocionado e não sei falar bonito. Eu queria que todos que tivessem um sonho trabalhassem e não desistisse dele e arregaçassem as mangas. Quem luta, vence”