Conheça o incrível e prático sistema automático de enlonar carreta da Suzano

No ramo do transporte, é consenso geral que o responsável por carregar o caminhão é a empresa embarcadora. Já o enlonamento e amarração da carga, ficam por conta do motorista do veículo.
Além de ser um trabalho pesado, uma vez que uma lona de carreta pesa em média 50kg, o caminhoneiro precisa subir em cima das guardas laterais e até mesmo da carga, para conseguir realizar o trabalho.
Diversos acidentes, inclusive com vítimas fatais, já ocorreram enquanto motoristas enlonavam seus caminhões.
Para garantir mais segurança e eficiência no carregamento dos veículos, a Suzano, empresa brasileira e que é a mais produtora de celulose de eucalipto do mundo, instalou em algumas de suas unidades, um sistema automático de enlonamento de carretas.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, um caminhoneiro mostra o processo na unidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
Após ser fixada em uma coluna, a lona é içada e levada até o outro lado da carreta, deixando a na posição correta para o enlonamento. Com isso, o único trabalho manual dos funcionários ou motoristas, é a fixação final com os elasticos na carroceria.
Um serviço que pode demorar até 40 minutos e exige muito esforço, é feito em menos de 5 minutos em total segurança.


