Conheça o primeiro Volvo FH 540 SUPER REDUZIDO da nova geração

Conheça o primeiro Volvo FH 540 SUPER REDUZIDO da nova geração

O caminhoneiro Tiago Mesquita registrou e conversou com o proprietário do primeiro Volvo FH 540 Super Reduzido da nova geração no Brasil. O modelo está em teste e se tudo ocorrer como planejado, será produzido em série ainda esse ano.

A I-Shift Super-Reduzida conta com engrenagens de esteira e permite a capacidade de arrancar com cargas de até 325 toneladas. Ela também permite que os operadores de caminhão conduzam em velocidades tão baixas quanto 0,5 km por hora – uma grande ajuda ao realizar manobras de precisão.

O conjunto extra de redução de marchas permite que a caixa de câmbio forneça uma relação quase duas vezes maior que uma I-Shift padrão. Com isso, o modelo não precisa mais do cubo redutor.

Na marcha mais baixa da I-Shift com marcha lenta, o eixo de saída gira 32 vezes mais lentamente do que a rotação do motor – em uma relação de transmissão de 32:1.

Novidades da nova geração:

Além disso, o modelo fornece um relatório completo e a comparação de até três viagens. Esses dados, incluem a distância percorrida, o consumo total e médio de diesel, diesel perdido no neutro, consumo de Arla, tempo percorrido e demais informações para uma analise completa do motorista.

Desse modo, o condutor consegue saber qual a forma mais econômica de realizar determinado trajeto, comparando também com outras viagens em trajetos distintos.

Outra novidade é o controle remoto, capaz de ligar e desligar o caminhão à distância, alterar a rotação do motor, entre outras opcionalidades.

Os engenheiros também deram atenção à visibilidade do condutor, implementando o sensor de ponto cego direito, painel remodelado para aumentar o campo de visão e janeladas mais baixas em relação a visão do motorista.

Créditos: Tiago Mesquista