Coteminas demite 721 funcionários em Santa Catarina

Coteminas demite 721 funcionários em Santa Catarina

A Companhia de Tecidos do Norte de Minas, ou Coteminas (CTNM4), realizou na última semana, a demissão de 721 funcionários de sua unidade em Blumenau, Santa Catarina.

A empresa havia anunciado a demissão ainda na semana anterior, mas só agora a proposta foi aceita em assembleia de trabalhadores.

Coteminas atrasa pagamento de salários há dois meses

Como garantia de pagamento das rescisões, a Coteminas ofereceu maquinário e um terreno de 24 mil m². Assim que o pagamento for finalizado, as garantias devem voltar à posse da companhia.

Ainda segundo a Coteminas, as demissões fazem parte da nova estratégia da empresa, afim de atender a parceria firmada com a varejista chinesa Shein, que pretende nacionalizar parte de sua produção.

À Folha de SP, a Coteminas disse que esse “novo modelo de trabalho que exigirá novos equipamentos industriais e adequação do quadro de pessoal”.

Lula e a Coteminas

Lula tem almoço com empresários nesta terça-feira na Fiesp

O dono da Coteminas, Josué Gomes, é um dos empresários parceiros do Governo Lula (PT). Josué herdou a empresa do pai, José Alencar, que foi o vice do Lula por dois mandados, entre os anos de 2003 e 2011.