DHL inicia testes com Volvo FH totalmente elétrico na Europa

A DHL, um dos maiores operadores logísticos da Europa, iniciou recentemente testes com Volvo FH Elétrico na Suécia.
Totalmente movido por eletricidade, o modelo possuí um Peso Bruto Total (PBT) de 60 toneladas.
Inicialmente, o Volvo FH Elétrico será empregado no transporte entre dois terminais logísticos da DHL na Suécia, percorrendo uma distância de 150 km.
Os testes vão fornecer dados que ajudarão a otimizar o equilíbrio entre as distâncias cobertas, peso da carga e pontos de recarga em operações diárias de transporte rodoviário.
A Volvo já produz em série na Europa dois modelos de caminhões elétricos, o FL Electric e o FE Electric, para distribuição em áreas urbanas. Agora, a expectativa é que os veículos da montadora abranjam cada vez distâncias maiores.

Atualmente, o maior desafio das fabricantes de veículos em implementar modelos elétricos são a tecnologia das baterias, que ainda não fornecerem capacidade de carga suficiente para que os veículos percorram grandes distâncias.
Além disso, a vida útil das baterias também é uma barreira.
Nos Estados Unidos, a troca da bateria do Tesla Model 3, que atualmente custa US$76.000, chega a custar US$16 mil, cerca 21% do valor do veículo. Sendo que nem sempre, a bateria alcança a quilometragem prevista pela fabricante.
Já no caso dos caminhões, por estarem constantemente gerando renda ao proprietário, esse custo extra, aliado à economia de combustíveis, pode se adequar perfeitamente ao transporte de cargas.

