Diversas carretas tombam durante travessia da balsa Belém-Macapá

Diversas carretas tombam durante travessia da balsa Belém-Macapá

Diversas carretas tombaram na madrugada dessa segunda-feira (10), em cima da balsa que realiza a travessia de Belém (Pará) para Macapá (Amapá).

Segundo relatado, o incidente ocorreu por volta de 1h00 da madrugada, quando a força das águas fez com que a balsa começasse a balançar.

Carretas do tipo baú acabaram tombando, provocando um efeito domino nos demais veículos.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Praticamente todas as cargas que chegam ao Amapá, passam por balsas, que operam 24 horas por dia. Geralmente, os veículos chegam à Belém, onde são transportadas de balsa por diversos rios, até chegarem ao Macapá.

Tempo de viagem do transporte fluvial em condições normais de navegação:
Balsa Belém Macapá – 36 horas;
Balsa Macapá à Belém – 36 horas;

Ponte inacabada:

Para solucionar esse problema, uma ponte sobre o Rio Jari, entre o município de Laranjal do Jari, no Sul do Amapá, e o distrito de Monte Dourado, município de Almeirim, no Pará, começou a ser construída há quase 20 anos, em 2002.

No entanto, a obra foi paralisada diversas vezes, inclusive por indícios de corrupção e superfaturamento.

A ponte com 406 metros de extensão se resume atualmente a enormes pilares colocados no rio, dos quais três deles foram danificados após serem atingidos por um barco. A estrutura já consumiu R$ 21 milhões dos cofres públicos. A ponte seria a primeira ligação terrestre do Amapá com outro estado brasileiro.

Em 2020, o Governo Federal assumiu o compromisso para projetar novamente a estrutura e concluir a construção da ponte. Desde então, estudos técnicos estão sendo realizados para dar continuidade ao projeto.

Ponte inacabada sobre o rio Jari, em Laranjal do Jari — Foto: John Pacheco/G1