Em 2020, a PRF apreendeu 100 mil rebites na Bahia

Em 2020, a PRF apreendeu 100 mil rebites na Bahia

De acordo com balanços divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), somente no estado da Bahia, mais de 100 mil comprimidos de anfetaminas, popularmente conhecidos como rebites, foram apreendidos nas rodovias federais em 2020.

Esse tipo de substância é bastante utilizada por motoristas profissionais para cortar o sono e conseguir realizar longas jornadas na direção de veículos de cargas com poucos intervalos de descanso.

Segundo o inspetor da PRF, José Ramalho Júnior, a localização do estado, que faz ligação sul-norte e leste-oeste, acaba contribuindo para que as apreensões ocorram na região.

A BR-116, por exemplo, grande cinturão que liga a Bahia à região sudeste do Brasil, é um grande centro de circulação da droga – e também onde a polícia realizou grande parte destas apreensões.

Caso o motorista seja flagrado portando esse tipo de medicamento, é lavrado o Termo circunstanciado de ocorrência (TCO) e o motorista se compromete a comparecer ao Poder Judiciário quando convocado para responder criminalmente pelo crime de porte de drogas.