Empresa transforma caminhões a diesel usados em elétricos

Empresa transforma caminhões a diesel usados em elétricos

A Eletra, empresa de São Bernardo do Campo (SP), fabricante de ônibus eletrificados, está transformando caminhões a diesel usados em caminhões elétricos, garantindo aos veículos mais 15 anos de sobrevida.

Chamado de e-Retrofit, a mudança retira o motor a diesel, transmissão, filtros, sistema de exaustação e tanques de combustível. Esses componentes, são substituídos por um motor elétrico, módulos eletrônicos e conjunto de baterias.

Além disso, também há a atualização da suspensão, eixos e adição de um sistema que possibilita regeneração de energia por meio dos freios.

Desse modo, em dois ou três dias, o caminhão está pronto para voltar à estrada, totalmente elétrico e com 15 anos a mais de sobrevida.

A empresa faz a conversão em caminhões de 3,5 a 54 toneladas, com autonomia de 50 km a 150 km.

O foco da e-Retrofit ainda é em veículos de cargas urbanos, já que esses passam mais tempo realizando entregas, do que rodando. Além é claro, da facilidade em recarregar as baterias durante o dia.

Consumo:

O consumo médio caminhões elétricos é de 1 kWh/km rodado, o que significa uma economia superior a 70% na comparação com um modelo similar com motor a diesel.

O preço:

O processo é até 30% mais barato que um caminhão elétrico novo. Ou seja, no caso de um Volkswagen e-Delivery, que custa R$ 780 mil, a conversão sairia por cerca de R$ 550 mil.

Apesar desses veículos elétricos custarem 2,5 a 3 x mais que um veículo a diesel, grandes empresas possuem metas de sustentabilidade e diminuição de emissão de poluentes.

Desse modo, a eletrificação da frota contribui para que as empresas consigam atingir esses objetivos sustentáveis.

A Ambev, por exemplo, anunciou o refrofit em 102 caminhões diesel das transportadoras parceiros.

Delivery se paga em 5 anos:

e-Delivery 11 (esquerda) e e-Delivery 14 prometem revolução silenciosa

De acordo com o presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, um cliente consegue pagar o investimento inicial em um caminhão elétrico em 5 anos, graças à economia de combustível e os custos reduzidos de manutenção.

Informações: Estradão Estadão