Entenda porque o avião caiu com 72 pessoas a bordo no Nepal

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que um avião, com 72 pessoas a bordo, caiu na manhã desse Domingo (15), em Pokhara, no Nepal.
O acidente ocorreu próximo à pista de pouso do aeroporto internacional da cidade.
O voo decolou com 68 passageiros a bordo (incluindo 15 estrangeiros), além de quatro tripulantes.

Um passageiro registrava em seu telefone celular o pouso, quando o avião perdeu sustentabilidade e em poucos segundos, explodiu.
Até o início a manhã deste domingo (horário de Brasília), pelo menos 68 pessoas foram confirmadas como mortas, segundo autoridades.
O que teria causado o acidente?
De acordo com profissionais da área da aviação, a hipótese mais provável é que o avião tenha entrado em estágio de “strall”.

Esse fenômeno ocorre quando o avião perde sustentação devido ao ângulo de ataque (inclinação da aeronave em relação a direção do vento).
Um vídeo gravado por um morador do solo, mostra a aeronave se aproximando da pista de pouso já inclinado, provavelmente remetendo o pouso.
Nesse momento, a aeronave faz uma mudança de direção brusca e cai rapidamente.
Essa mudança de direção é comum quando a aeronave entra em stall, como no exemplo abaixo:
No geral, é recomendado que o piloto tome a decisão de arremeter com antecedência, evitando colocar a aeronave num ângulo de ataque superior ao limite estipulado.

As montanhas mais próximas ficam a quase 3 quilômetros de distância da pista de voo, o que também pode ter influenciado na decisão dos pilotos.
