Especialista conta o segredo para economizar diesel

O fator que pode determinar se uma viagem vai ser lucrativa ou não é o consumo médio de diesel do caminhão durante o trajeto. Afinal, cada litro do diesel que o motorista economizar, é lucro líquido no bolso.
O Professor Luiz Antonio Pigozzo, especialista em gestão de custos e combustíveis, com mais de 20 anos de experiência no Grupo Scania, gravou uma aula simples, mostrando o “macete” que o motorista pode utilizar na hora da condução.
Ao contrário do que muitos motoristas pensam, não basta apenas prestar atenção no ronco do motor, é necessário acompanhar o conta giro de RPM do painel.
De acordo com Luiz, existem cinco estágios de giros do motor:
- 1° Marcha lenta: Aqui o motor possuí maior força e torque.
- 2° Econômico: Motor trabalha entre o meio termo de potência e força.
- 3° Potência: Aqui a capacidade do motor em desenvolver velocidades é maior.
- 4° Freio motor: Nesse estágio o freio motor começa a agir, não é recomendado utilizar ao acelerar.
- 5° Perigo: Estágio em que peças e componentes do motor podem ser danificados pelo alto giro.

Dentro do estágio econômico, existe um ponto localizado 1/3 da faixa verde. Nesse ponto, como mostrado no desenho abaixo, o motor trabalha em seu giro ideal.
Uma dica do instrutor é marcar um ponto com uma caneta permanente nesse local.
Independente da marcha em que o veículo está, manter o giro nesse ponto, significa economizar até 3% a mais de diesel que em outros locais da faixa verde.

Com isso, fica visível que nem sempre um motor com menor potência, significa menor consumo de combustível, uma vez que o motor precisa trabalhar fora de seu giro ideal para manter a velocidade ou o torque.
Outro estágio importante que o motorista precisa saber trabalhar é o freio motor, que só deve ser usado na desaceleração do veículo.
Utilizar o freio motor na desaceleração não aumenta o consumo de combustível, ainda que o giro do motor esteja aparentemente “alto”. Além disso, trabalhar nessa faixa de giro ao descer serras, diminui o desgaste dos freios, garantindo mais segurança.
A vídeo aula completa, com 10 minutos, você pode acompanhar no link abaixo:

