Exército Brasileiro doará caminhões antigos ao Exército Paraguaio

Exército Brasileiro doará caminhões antigos ao Exército Paraguaio

OPresidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou o Projeto de Lei nº 296, de 2022, que autoriza o Poder Executivo federal a doar 20 viaturas operacionais MBB 1418 revitalizadas ao Exército Paraguaio.

De acordo com a Exposição de Motivos nº 182, de 2017, do Ministério da Defesa, a iniciativa é recomendável para reafirmar a necessidade de intensificar ações cooperativas, de modo a apoiar os organismos do Estado responsáveis por reduzir as desigualdades econômicas e sociais na região.

Além disso, pretende ressaltar as medidas de fomento da confiança mútua e a transparência em matéria de defesa, o que contribui para aumentar a estabilidade, salvaguardar a paz, a segurança regional e internacional, e consolidar a democracia; bem como, promover uma eficaz cooperação bilateral na área de defesa, com base na consideração conjunta de questões de interesse mútuo, e preservando os canais de entendimento já existentes.

Ademais, de acordo com o Relatório Legislativo da Câmara dos Deputados, após as divergências que levaram à Guerra da Tríplice Aliança, na segunda metade do século XIX, as relações entre os dois países têm se fortalecido significativamente.

Nesse contexto, salienta-se que os laços de amizade com países sul-americanos, no que tange à cooperação militar, vem se desenvolvendo, tendo como outro exemplo a recente doação de dez Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M-108 e 11 (onze) Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) EE-11 Urutu, do Comando do Exército, para a República Oriental do Uruguai, que foi autorizada pela Lei nº 14.449, de 15 de setembro de 2022.

Destaca-se, ainda, que o Exército Brasileiro, desenvolve um programa estratégico de transformação de unidades motorizadas em unidades mecanizadas, por meio do uso de viaturas blindadas sobre rodas, o Guarani. Assim, são viaturas que integram frota em desativação do Exército brasileiro e que serão úteis para as atividades do Exército paraguaio.

Brasil vai doar 20 caminhões militares MBB 1418 para o Paraguai | Inforel

Desse modo, os bens que ora serão doados, no estado em que se encontram, terão as despesas com seu traslado por conta do donatário, e a ação será realizada por meio de termo lavrado perante o chefe do órgão competente do Comando do Exército.

Nesse sentido, os ganhos no estreitamento de laços de amizade com a nação Paraguaia são perceptíveis e não se observa impacto orçamentário na ação empreendida.

A sanção presidencial contribui, assim, para a paz regional e a integração sul-americana, representando uma aproximação estratégica e geopolítica entre o Brasil e o Paraguai, entre tantas outras formas de cooperação de ordem diplomática.