Fim do Bi-trem: Cavalo mecânico 8×2 + Carreta 3 eixos

No início de 2011, uma nova legislação entrou em vigor e com ela a configuração cavalo mecânico 8×2 + carreta 3 eixos tornou-se viável economicamente.
A resolução do Contran 210/211 determinou que combinações com Peso Bruto Total Combinado (PBTc) superior ou igual a 57 toneladas, fabricados a partir de 2011, deverão possuir tração 6×4 (TRAÇADO).
Desse modo, bitrens com comprimento superior a 19,80m, que possuem peso bruto total de 57t, necessitam ser tracionados por cavalos mecânicos 6×4 – o que ocasionou um aumento no custo do implemento.
Por que a resolução mudou?

De acordo com especialistas, um caminhão com tração simples, puxando 57t, resulta um excesso de peso localizado e causa danos ao asfalto. Isso ocorreu pois todo o peso está sendo tracionado em apenas um eixo.
Já na configuração 6×4, esse peso na tração é divido em dois eixos, ou seja, em quatro locais diferentes.
OBS: Cavalos mecânicos fabricados até o ano de 2010, ainda podem tracionar carretas com PBT igual ou superior a 57 ton.
Mas por que trocaram por 8×2?

Um cavalo mecânico 8×2 e uma carreta LS de 3 eixos possuí o Peso Bruto Total Combinado (PBTc) de 54,5t, cerca de 2,5 toneladas a menos que o bitrem
Porém, com uma diferença: o bitrem possuí uma carreta e dois pneus a mais que a carreta LS com cavalo mecânico 8×2.
Com isso, a capacidade de carga útil do implemento 8×2 é praticamente a mesma do bitrem.
Segundo relatos de motoristas, o conjunto 8×2 também consome 10% menos combustível que um cavalo mecânico 6×4 + Bitrem.
Outro fator importante é a elevação de eixo quando o caminhão está rodando vazio. No caso do cavalo mecânico 6×4, não é possível suspender um dos eixos.
Já o 8×2, há possibilidade da elevação de dois eixos traseiros, sem ser o da tração.
Por esses motivos, ao longo do últimos anos, empresas como a G10 e demais transportadoras, estão aderindo à essa nova configuração.

As montadoras de caminhões também estão atentas às mudanças e algumas já oferecem versões 8×2 de fábrica.
Empresas como a Posto de Molas Erechim, realizam esse tipo de alteração em cavalos mecânicos que não possuem a configuração de fábrica.

