Durante a quarentena, Gaúcho adapta motor a jato em Strada

Gaúcho adapta turbina a jato em Strada

Quando você pensa que já viu de tudo, vem um gaúcho de Sapucaia do Sul (RS) e adapta um motor a jato, do Embraer AT-26 Xavante / Aermacchi MB-326, utilizado na Força Aérea Brasileira, em uma Fiat Strada, isso mesmo, numa Strada.

Diego Pereira, que sempre foi apaixonado por aviões, conseguiu adquirir como sucata um motor Rolls-Royce Viper 601, um turbojato que foi utilizado em grande escala em caças militares e que também permite voos supersônicos.

Após comprar o motor, Diego resolveu adaptar o mesmo em sua fiat Strada.

Mas calma, não foi só instalar o turbojato em cima da Stradinha e sair andando, por se tratar de um motor de sucata, o proprietário precisou fazer uma série de adaptações para que o motor voltasse a funcionar.

Logo de início Diego precisou adaptar um novo motor de partida elétrico, já que o original, havia sido retirado. Além disso, duas baterias de caminhão foram adicionadas.

No lugar da bomba original de combustível, 8 bombas de combustível de caminhão diesel precisaram ser adaptadas.

O sistema elétrico do motor também foi refeito, com exclusivo controlador PWM, carregadores das baterias de partida, relés de acionamento e painel controlador que vai dentro da cabine do automóvel.

Mas afinal, qual velocidade a Fiat Strada com motor turbojato chega?

Até agora Diego não sabe, por conta dos 400 kg adicionados na caçamba e da propulsão traseira, sempre que o automóvel acelera, o veículo perde estabilidade.

Agora, o proprietário pretender trocar a suspensão para deixar todo o conjunto mais firme e poder acelerar.

Em seu canal no Youtube, Diego compartilha cada novo passo do seu projeto: https://www.youtube.com/channel/UC2KL20onpirC3VwcVbZ6Wrw/videos


Tags: Strada a jato, strada, fiat strada, motor, a jato, turbojato, turbina