Governo Federal acaba com a pesagem por eixo para caminhões e carretas com PBT menor que 50 ton

Governo Federal acaba com a pesagem por eixo para caminhões e carretas com PBT menor que 50 ton

Com o lançamento do programa Gigantes do Asfalto, realizado nessa terça-feira(18), foi extinguido, por meio de Medida Provisória, a pesagem por eixo de caminhões e carretas com Peso Bruto Total (PBT), inferior a 50 toneladas.

A medida altera a Lei 7.408/85 e extingue a tolerância de peso por eixo, valendo apenas a tolerância em relação à carga total, de 5%.

A mudança na lei era uma reivindicação antiga da classe dos caminhoneiros e foi analisada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

O objetivo da medida, segundo o ministro Tarcísio, é evitar que o motorista seja penalizado com multa por não conseguir aferir o peso por eixo no momento do carregamento, pois algumas cargas são difíceis de serem distribuídas uniformemente na carroceria.

De acordo com estudos realizados pelo Ministério da Infraestrutura, os danos causados por excesso de peso no eixo do veículo, é mínimo e tolerável.

Agora, esses veículos, com PBT menor que 50 toneladas, passam a ser fiscalizados com pesagem total.

Além disso, a tolerância do peso bruto total (PBT) de veículos com carga acima de 50 toneladas, passa de 10% para 12,5% na pesagem por eixo.

Fonte: Agência Brasil