Homem questionado por usar assento exclusivo para mulheres afirma “Sou mulher nesse momento!”

Homem questionado por usar assento exclusivo para mulheres afirma Sou mulher nesse momento

Um vídeo divulgado nas redes sociais viralizou ao mostrar uma discussão em um ônibus na Cidade do México, capital do país.

Desde 2021, o México adotou em algumas linhas de transporte público, assentos exclusivos para o público feminino, afim de evitar assédio sexual nas viagens.

No entanto, uma passageira, ao entrar no ônibus, se deparou com um homem, uma criança e uma mulher, sentados nos assentos.

A passageira questiona o motivo do homem (mais velho), estar sentado e afirma que ele deveria se levantar para ceder o lugar.

A mulher que está sentada nos bancos de trás, intervém e afirma que o homem é seu marido e eles são uma família. A discussão se estende por diversos minutos.

Quando a passageira pede para que o homem leia o que diz na placa de aviso, ele volta para a discussão:

“Existe algo chamado direito à livre expressão, e cada um é livre para escolher o gênero que deseja ser. Se eu quiser, serei mulher. Agora eu sou uma mulher, eu sou uma mulher” declara o homem.

Por fim, no clipe que dura pouco mais de 2 minutos, ouve-se que a mulher continua a advogar para que o marido e o filho não saiam dos lugares, enquanto outra voz feminina lhe diz “não vale a pena”. “Que diabos, que nível”, diz a jovem que estava gravando.

Curiosidade:

O ônibus que aparece no vídeo, é um dos fabricados pela Montadora de carrocerias de ônibus Caio (Companhia Americana Industrial de Ônibus), de Botacatu (SP).

Em 2021, a empresa exportou 87 modelos Millennium para o México. Mas, seguiram na forma SKD (desmontados), para montagem no país da América do Norte.

No México, os modelos foram rebatizados de Millennium para Access.

Todos contam com área com poltronas exclusivas para mulheres.