Mecânico adapta motor de Scania 113H em Constellation 25-370

Mecânico adapta motor de Scania 113H em Constellation 25-370

Cansado de se incomodar com problemas mecânicos em seu Volkswagen Constellation 25-370, um caminhoneiro resolveu ir até uma oficina mecânica e pedir para que o motor fosse trocado pelo do Scania 113h 360cv.

Por incrível que pareça, a mudança deu certo e o mecânico gravou passo-a-passo do processo.

O primeiro estágio da adaptação é a conexão entre o motor do 113 e a caixa de câmbio do constellation, que continuará sendo a zf 16s 85 dt.

A melhor forma de se fazer isso foi utilizando o volante do motor do 113 e o restante dos componentes, disco de embreagem e platô, do constellation.

Mas para que o platô do 25-370 encaixe certo no volante do Scania 113h, é necessário que a parede externa do volante seja “desgastada” até que fique com 2,5mm de espessura.

Ainda na parte central do volante, é necessário desgastar 2 mm para que as molas helicoidais existentes no disco de embreagem não entrem em contato com o volante.

No disco de embreagem, é retirado 2 mm do “cubo” central que vai de encontro ao volante do motor.

Outra adaptação, mostrada pelo mecânico Giovani, é a fabricação de uma peça, em formato de cilindro com comprimento de 36mm, que vai ser encaixado no centro do volante.

Esse cilindro, serve como base para o rolamento do volante, deslocando ele 20 mm em direção ao câmbio.

Isso é necessário pois o volante do motor original do 35370 é mais fundo e já possuí esse cilindro.

Esse processo todo é explicado no seguinte vídeo:

Para a fixação traseira do motor, foram utilizados o suporte e o coxin do 25-370, mas a capa seca do 113, sendo necessário adicionar duas chapas de 22m entre o chassi e o coxin.

Veja o vídeo:

Após a montagem do eixo cardã, que necessita ser encurtado, o trabalho se restringe na admissão, que para manter o suporte da alavanca do câmbio ZF no mesmo local, é necessário inverter a admissão.

Além disso, para finalizar a fixação do motor, o mecânico trouxe mais para trás o suporte e coxin originais do 25370.

Outro processo importante, é estender o pivô até o seletor do câmbio, que ficou alguns centímetros mais para trás do que o original.

Confira:

O processo completo da adaptação, ajustes e finalização você encontra AQUI ou diretamente no canal do Giovani Mecânico.

A oficina fica localizada em Guarujá, SP, no bairro Monteiro da Cruz, Rua Joaquim Martins Correa n° 18. O telefone para contato é (13) 9 9609-9574.

Após muito trabalho, o Volkswagen Constellation com motor de Scania 113H está finalmente pronto.

Para testar, nada melhor que o próprio proprietário do veículo: