Motorista que salvou 28 passageiros na serra de Guaratuba é demitido por justa causa

Motorista que salvou 28 passageiros na serra de Guaratuba é demitido por justa causa

O motorista do ônibus que ficou sem freios e precisou utilizar a área de escape da BR-376, em Guaratuba, no Paraná, foi demitido nessa terça-feira (08), por justa causa.

Segundo relatado, o coletivo seguia sentido Santa Catarina, quando o motorista percebeu que o sistema de freios não estava respondendo.

Antes de conseguir chegar na área de escape, o motorista precisou dirigir por mais de três quilômetros sem os freios.

Em uma curva, o coletivo chegou a colidir em um caminhão e na proteção lateral da via.

O ônibus parou em segurança após adentrar mais de 100 metros na área de escape, localizada no km 671.

Duas pessoas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas para o pronto atendimento da região.

Além do motorista, no ônibus estavam 28 passageiros.

A empresa proprietária do coletivo, Viação Graciosa, de Curitiba, decidiu demitir o motorista por justa causa.

Segundo a empresa, o motorista trafegava em velocidade acima do recomendado para o trecho, causando o superaquecimento do sistema de freios.

MOTIVO:
b) mau procedimento;
Em face do acidente automobilistico causado no dia 21.07.2023, no qual o veiculo 152 então conduzido por V. Sra., com 28 passageiros a bordo, trafegava em velocidade incompatível com o trecho, colidiu lateralmente com um caminhão na descida da serra do mar (BR-376) na localidade de Guaratuba, vindo a parar completamente apenas com a utilização da caixa de desaceleração disponibilizada pela concessionária da respectiva rodovia.
Após minuciosa perícia técnica no sistema freios do sobredito veiculo, análise de imagens disponibilizadas pela concessionária da rodovia e análise do tacógrafo do veículo, constatou-se que o acidente se deu pela condução irregular do veículo, posto que iniciou a descida da serra em velocidade bem superior à máxima permitida para o trecho é veículo, causando o superaquecimento do conjuntões freios quando acionado e a fadiga do sistema de frenagem como um todo, valendo referir que os freios do carro encontravam-se em perfeito estado de conservação.