MPF denúncia Tarcísio Gomes por não usar máscara em inauguração da ponte sobre o Rio São Francisco

No início do mês, o Ministério Público Federal entrou com uma ação de improbidade administrativa contra o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas e outras autoridades, por não usarem máscara na inauguração da ponte sobre o Rio São Francisco, entre os estados de Sergipe e Alagoas.
O evento ocorreu no dia 28 de janeiro.
O MPF pede que a Justiça aplique multa civil no valor de 100 vezes a respectiva remuneração de cada envolvido: Tarcísio Gomes de Freitas, o ministro do Turismo, Gilson Machado, o senador Fernando Collor, o deputado federal Marx Beltrão e o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo.
“A conduta das autoridades federais consistiu no descumprimento de normas legais e sanitárias voltadas a combater a maior pandemia das últimas décadas e preservar a saúde da coletividade!”.

Na ação, o MPF aponta o ‘péssimo exemplo’ dado para pessoas que compareceram ao evento e se depararam com autoridades federais do mais alto escalão sem o uso de máscara de proteção respiratória.
Quanto ao presidente Jair Bolsonaro, a Procuradoria em Sergipe entendeu que ele ‘somente responde por ato de improbidade administrativa perante o Senado Federal, motivo pelo qual sua conduta não foi objeto de análise na ação proposta’.
Ponte sobre o Rio São Francisco
A ponte liga a cidade de Propriá e a alagoana Porto Real do Colégio, e pode ser liberada com a conclusão das obras de duplicação em concreto da via de ligação e o encabeçamento da ponte.
A nova ponte começou a ser erguida em junho de 2013 e “entregue” inacabada em setembro de 2016.
Em 2019, o Governo Federal retomou as obras, construindo os encabeçamentos – uma espécie de aterro nas cabeceiras da ponte para nivelá-las na altura da rodovia e a duplicação do trecho.
Segundo o Ministério da Infraestrutura, o ano de 2020 foi marcado por entregas de obras paradas, e totalizou 92 entregas em todo o Brasil.
“Obra parada não traz retorno para ninguém, obra parada é desperdício, e assim nós estamos concluindo obra por obra. Estamos entregando tudo que ficou parado e aqui no estado de Alagoas, no estado do Sergipe não vai ser diferente. Então estamos entregando hoje essa ponte sobre o São Francisco e não vamos parar”, reforçou o ministro.

