Nutribras apresenta o primeiro caminhão movido a biometano suíno no MT

Nutribras apresenta o primeiro caminhão movido a biometano suíno no MT

A Nutribras Alimentos, em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates), apresentou na última semana, o primeiro caminhão brasileiro movido a biometano suíno em Sorriso, no Mato Grosso.

O modelo, Mercedes-Benz Axor, recebeu o sistema DUAL FUEL da Fegás, que diferentemente dos sistemas de GNV convencionais, que são aplicados em motores de ciclo Otto (cuja injeção de gás ocorre em paralelo à injeção de gasolina ou etanol), nesse sistema, a injeção de gás natural é feita junto ao diesel.

Assim, o GNV substitui parte do óleo na queima, mantendo a mesma curva de torque e potência do motor.

Segundo a Fegás, empresa especializada na instalação de GNV em veículos pesados, o sistema Dual Fuel com biometano é capaz de reduzir em 85% a emissão dos gases do efeito estufa e gerar uma redução de até 35% no consumo de diesel.

Para tornar o transporte ainda mais sustentável, a Nutribras e a Univates, desenvolveram um sistema de tratamento e extração de biogás dos dejetos suínos em chiqueiros.

Desse modo, o biometano gerado por esse processo, é utilizado para abastecer os cilindros de gás do caminhão.

Além disso, biofertilizantes também são extraídos desses dejetos e posteriormente, podem servir para adubação de lavoras de soja e milho.

Nutribras apresenta o primeiro caminhão movido a biometano suíno no MT