O que esperar do novos DAF XF? Montadora promete 14% de economia de diesel

A nova geração dos DAF XF foram lançados na manhã desta terça-feira(18) em live pelo Youtube e já estão dando o que falar no mercado nacional de caminhões.

Uma das surpresas foi a promessa do novo diretor, Luis Gambim, que garantiu uma economia de até 14% de diesel em relação à geração anterior.

De acordo com Luis Gambim, isso foi possível graças a uma junção de fatores que incluem redução de atrito e regime de rotações mais baixas com as novas configurações de motor/transmissão e relação de eixo traseiro, além do novo design da cabine que favorece a aerodinâmica.

A nova versão conta com novas faixas de potência, de 480 cv e 530 cv.

Com Motor PACCAR MX13, o mesmo utilizado em modelos Peterbilt nos Estados Unidos e transmissão ZF Traxon automatizada com 12 velocidades, o modelo foi desenvolvido por 4 anos para atender a demanda do mercado Brasileiro de caminhões.

O designer, como já era esperado, agradou em cheio o gosto dos motoristas e proprietários de transportadoras pelo país.

O novo XF chega com duas opções de cabine, Space e Super Space. O cavalo mecânico tem configurações de tração 6×4, 6×2 e 4×2, e é indicado para o transporte rodoviário de cargas de longa distância.

Uma das reclamações dos proprietários dos novos modelos Scania é a durabilidade dos para-choques dianteiros, que facilmente quebram. Já nos novos DAF, o para-choque foi produzido em aço galvanizado, o que garante até 3x mais resistência.

Os faróis também foram pensados para garantir o máximo de durabilidade, produzidos com o mesmo material de janelas de aeronaves. Utilizando a chave do veículo, é possível realizar uma checagem de todas as luzes do veículo de fora da cabine.

Novo DAF XF é lançado com potências de 480 cv e 530 cv

A DAF também pensou na segurança contra furtos, desenvolvendo uma caixa para as baterias, que é protegida pela escada de acesso e dificultando eventuais furtos. A grade frontal do veículo é travada remotamente, impedindo eventuais furtos dos faróis.

Além disso, um dispositivo de partida auxiliar foi instalada ao lado da caixa de baterias para o veículo possa ser ligado de fora da cabine.

Sua nova versão que já está sendo produzida na fábrica de Ponta Grossa (PR) também já está disponível para encomendas e começa a ser distribuído para a rede de concessionárias em outubro.