Operação desarticula quadrilha especializada na instalação de 4º eixo em carretas

A Polícia Civil de São Paulo, deflagrou nessa quarta-feira(04), a Operação Transforms, com objetivo de desarticular uma quadrilha especializada na instalação de 4° eixo em carretas.
De acordo com as investigações, a quadrilha era composta por diversos membros, incluindo funcionários de Instituições Técnicas Licenciadas do INMETRO e servidores públicos.
Para emissão dos documentos relativos à inclusão do 4° eixo nos semirreboques, alteração considerada ilegal, os criminosos utilizavam diversos artifícios, entre eles a alegação da existência de patente que justificaria tal modificação, emissão de Autorização Prévia com descrição apenas de suspensão/inclusão ou exclusão de eixo veicular auxiliar, eixo direcional ou eixo auto direcional, sem qualquer menção a inclusão de 4º eixo.
Para que os proprietários destas carretas conseguissem realizar a modificação nos estados em que a quadrilha agia, os criminosos também fraudavam documentos de endereços para transferências dos semirreboques adulterados.
Já os servidores públicos investigados, tinham como função alterar os dados do veículo nos sistemas informatizados.

Ao todo, a operação deflagrada pelo DEINTER 8 – Presidente Prudente (SP) e Delegacia Seccional de Adamantina (SP), deve cumprir 07 prisões preventivas e 33 mandados de buscas em residências e endereços comerciais de investigados, com a participação de 113 policiais civis.
Policiais civis cumprem medidas cautelares de prisões, buscas e sequestros de bens em Adamantina, Regente Feijó, Irapuru, Pacaembu, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Campinas, Hortolândia, São Paulo, Itatiba, Mairiporã, Franco da Rocha e Arapongas-PR.
As investigações apontam que somente um dos líderes do esquema, faturou mais de R$ 50 milhões de reais.
O Jornal do Caminhoneiro segue acompanhando a operação.
Fonte: I Folha Regional

