Paradas de caminhões nos EUA contam com ar condicionado externo, internet e TV

Paradas de caminhões nos EUA contam com ar condicionado externo, internet e TV

Recentemente, uma foto de diversos caminhões estacionados nos Estados Unidos chamou a atenção de internautas: trava-se de um dos pontos de paradas que existem no estado da Pennsylvania e que conta com um sistema de ar condicionado externo para os caminhões que ali pararem.

O projeto inovador se deu início em meados de 2005 e além de garantir mais conforto aos motoristas durante seu descanso, busca diminuir a poluição dos caminhões em todo o país.

Isso ocorre pois em algumas épocas do ano, os caminhoneiros americanos enfrentam temperaturas abaixo de 0°, assim, necessitam manter os motores ligados para que o ar quente aqueça a cabine.

Para evitar que esses caminhões permaneçam ligados em marcha lenta, empresas espalhadas pelos EUA iniciaram a implantação do sistema de ar condicionado externo, que chega aos veículos por um duto e é fixado na janela da cabine.

  • Paradas de caminhões nos EUA contam com ar condicionado externo, internet e TV
  • Paradas de caminhões nos EUA contam com ar condicionado externo, internet e TV

Além de ar quente e frio, que pode ser definido pelo motorista por um painel interno, o sistema também fornece energia elétrica aos veículos, podendo ser utilizado em outros equipamentos dentro dos caminhões.

Somente na Carolina do Norte, a Duke Energy estima uma economia de quase 100 mil litros de diesel por ano com o sistema implementado, o que significa uma diminuição média de 500 toneladas de dióxido de carbono emitidos.

De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, cerca de 7 milhões de litros de diesel são gastos todos os anos durante o pernoite de caminhoneiros que precisam manter os veículos em marcha lenta.

Fonte: News Duck Energy