Petrobras alerta para falta de diesel no 2º semestre

O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, anunciou nessa sexta-feira (27), o elevado risco de desabastecimento de diesel no mercado brasileiro no segundo semestre de 2022.
Em ofício enviado à Agência Nacional do Petróleo, o presidente afirmou que trata-se de uma situação global.
“Diante do cenário de escassez global de diesel e do cronograma de paradas programadas das refinarias —apesar dos melhores esforços da companhia, a Petrobras entende que há elevado risco de desabastecimento de diesel no mercado brasileiro no segundo semestre de 2022. Adicionalmente, há também grandes incertezas quanto aos níveis das cotações internacionais do produto nessa conjuntura de escassez”, explica José Mauro Coelho.
Integrantes do conselho de administração da companhia apontaram que o maior risco de desabastecimento seria em meados de setembro deste ano.
No Brasil, as refinarias têm trabalhado com capacidade próxima da máxima e podem ficar sem operar por causa de paradas técnicas para manutenção.
A Guerra na Ucrânia e o aumento da demanda mundial pelo produto, são apontados como os principais fatores para a disparada dos combustíveis no mundo.