Polêmica: caminhoneiro não cometeu nenhuma infração em acidente que matou motociclista

Polêmica: caminhoneiro não cometeu nenhuma infração em acidente que matou motociclista

Uma câmera de segurança registrou o momento em que um motociclista morreu ao colidir na lateral de um caminhão, na manhã dessa quarta-feira (30), em Blumenau, Santa Catarina.

Nas imagens, é possível ver o caminhão seguindo pela Rua Hermann Huscher, quando realiza uma conversão para a esquerda.

Nesse momento, um motociclista que seguia em alta velocidade no sentido oposto, não consegue frear e colide na lateral do caminhão.

O motociclista morreu na hora. A motocicleta que ele conduzia partiu ao meio e as peças ficaram espalhadas num raio de cem metros.

Mas afinal, quem estava errado nesse acidente?

O motorista do caminhão não cometeu nenhuma infração de trânsito, já que as linhas contínuas amarelas proíbem ultrapassagem, mas permitem acesso aos chamados lotes lindeiros.

É considerado lote lindeiro toda entrada para terreno, casa, comércio, entre outros.

Uma mudança no Código de Trânsito Brasileiro, que entrou em vigor nesse ano, também permitiu que veículos possam sair de lotes lindeiros e cruzar as faixas continuas.

No entanto, continua sendo proibido cruzar a linha continua se você estiver saindo ou entrando em uma via pública.

No exemplo abaixo, o veículo realizará uma conversão para a esquerda, cruzando a linha contínua, para acessar um posto de combustível. Essa manobra é permitida.

Se o motorista quisesse sair do posto e acessar a faixa da direita, também é permitido.

Já nesse segundo exemplo, se o veículo quiser realizar uma conversão para a direita, para acessar outra via pública, a manobra será considerada infração de trânsito. O mesmo vale para veículos que estejam na rua lateral e queiram acessar o outro lado da rodovia.

Recapitulando, conversão sobre a faixa contínua para acessar terrenos privados é permitido, mas para acessar outras ruas ou até rodovias, continua sendo proibido.