“Quando perdi os freios, só pensei em Deus e na família”, diz caminhoneiro após adentrar a área de escape da BR-376

“Quando perdi os freios, só pensei em Deus e na família”, diz caminhoneiro após adentrar a área de escape da BR-376

O caminhoneiro Jerri Conrado dos Santos, 39 anos, passou momentos de aflição após a carreta que ele conduzia ficar sem freios na Serra do Mar, na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná.

O incidente ocorreu no último dia 10 de Dezembro.

Imagens de monitoramento mostram o momento em que a carreta-tanque adentra o dispositivo e para em segurança após alguns metros.

 “Foi uma experiência ruim, quando você percebe que o caminhão perdeu os freios. Só dá tempo de pensar da família e em Deus. Lembro que estava descendo a serra a 60km/h e começou a embalar. Pisei no freio da carreta que não respondeu e pisei no freio do cavalinho e tinha até um pouquinho, mas não aguentou o peso. Sorte que conheço o local, dei sinal para à esquerda e comecei a dar sinal e buzina para os carros. Deixei descer até chegar na área de escape”, relatou Jerri.

Nesse trecho, conhecido como Serra do Mar, há duas áreas de escape. De acordo com a concessionária que administra a via, os dispositivos já evitaram ao menos 309 acidentes e salvaram mais de 460 vidas.

Em 2019, a nova área de escape no km 667 foi inaugurada. O local foi escolhido estrategicamente, pois o trecho já registrava 900 acidentes desde 2011.

A estrutura conta com uma caixa de 1,5 m de profundidade coberta com argila, que é capaz de parar um veículo pesado em até 150 m. A retirada dos caminhões e ônibus é feita em até 40 min por guindastes.

Fonte: Tribuna