Quatro caminhões da mesma transportadora são apreendidos em situação irregular em Sorriso/MT

Quatro caminhões da mesma transportadora são apreendidos em situação irregular em Sorriso/MT

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu quatro caminhões, pertencentes à mesma transportadora, com diversas irregularidades nessa quarta-feira(02), no Km 733 da BR 163, no município de Sorriso, Mato Grosso.

A primeira carreta abordada foi uma Mercedes-Benz Axor, que transportava adubo. Aos policiais, o condutor informou não possuir Nota Fiscal da carga transportada e nem o ticket de pesagem da carga, não comprovando a quantidade transportada.

Logo em seguida, outros três caminhões da mesma empresa foram abordados.

Todos os três veículos, apresentavam excesso de peso acima dos 5% tolerados por lei.

Nos quatro caminhões, foi constatado adulteração do Sistema SCR, (Redução Catalítica Seletiva) sistema ARLA 32, e uso incorreto de diesel S500, pois para tais veículos o combustível correto era o diesel s10, incorrendo, em tese, nos delitos dos Artigos 54 e 60 ambos da Lei 9605/98, Lei dos Crimes Ambientais.

A utilização do Diesel S500 em veículos fabricados a partir de 2012 é crime, pois o mesmo emite 500 partes por milhão de enxofre na atmosfera, enquanto, segundo o Conama, os veículos novos só podem emitir 10 partes por milhão diesel S10 de enxofre.

Por ser mais barato que o Diesel S10, o Diesel S500 é utilizado com frequência em caminhões mais novos na tentativa de diminuir custos.

Porém, além do condutor poder ser autuado por crime ambiental, o Diesel S500 pode danificar diversos componentes do motor, causando um enorme prejuízo ao proprietário do veículo.

Fonte: PRF