Scania 113H atinge 2,8 Milhões de quilômetros sem reformar o motor

Scania 113H atinge 2,8 Milhões de quilômetros sem reformar o motor

Um Scania 113H 360, ano 1997, pertencente à Trans Muraro, atingiu uma marca histórica: 2.861.756 quilômetros rodados sem precisar reformar o motor.

O veículo foi encontrado pela Brasdiesel, após os proprietários da transportadora verem uma reportagem sobre caminhões que ultrapassaram a marca de 1 milhão de quilômetros rodados em uma revista.

Scania 113H atinge 2,8 Milhões de quilômetros sem reformar o motor

Sem serem surpreendidos, o Diretor Operacional Evandro Sérgio Muraro e seu irmão Fábio Muraro, Diretor Administrativo da empresa, levaram ao conhecimento da concessionária a história do Scania 113h.

A Brasdiesel então, decidiu presentar o seu Sérgio Muraro, proprietário e fundador da transportadora, refazendo o motor do veículo.

Porém, o projeto foi ganhando corpo e a reforma no motor, transformou-se em uma restauração por completo do veículo.

Scania 113H atinge 2,8 Milhões de quilômetros sem reformar o motor

O senhor Sérgio Muraro, 81 anos, sempre foi um apaixonado pela marca Scania. Até os dias atuais, ele utiliza e faz questão de mostrar um cinto que ganhou em 1973 da montadora.

Os filhos, juntamente com a concessionária, esconderam do pai que o seu querido Scania 113H, estava sendo reformando. Como desculpa, os filhos disseram que o veículo havia ido para a manutenção.

A ideia era restaurar de uma forma 100% original, utilizando as mesmas peças e acessórios da época, inclusive, com algumas que já não são mais produzidas.

Aires Sirtoli, especialista em motor da concessionária, se surpreendeu ao abir o motor do caminhão e ver que as juntas do cabeçote originais da época, além de ressaltar a dificuldade em retirar os pistões da camisa de cilindro.

Outro detalhe, foi o odômetro do veículo que por marcar apenas até 999.999 quilômetros, foi zerado por duas vezes.

Na Brasdiesel, cada peça do caminhão foi retirada reformada. O estofamento do veículo, como bancos, cama, teto e tapetes foram refeitos como se o veículo estivesse saindo de fábrica.

Toda a cabine também foi restaurada, alinhada e pintada, sendo finalizada com chave de ouro pelas faixas laterais da série.

Sem saber o que estava acontecendo, seu Muraro não fazia ideia que o caminhão havia sido restaurado por completo.

E aos 81 anos, recebeu, segundo ele, o melhor presente de sua vida. Na sede da transportadora, ele viu o seu Scania 113H 360, 1997, entrar pelos portões de sua transportadora como um caminhão zero quilômetro, recém saído da concessionária.

Confira o vídeo completo da restauração: