Sem ser habilitado, Ciro Gomes grava vídeo dirigindo carreta e se enrola em mentiras

Sem ser habilitado, Ciro Gomes grava vídeo dirigindo carreta e se enrola em mentiras

Na tentativa de se aproximar dos caminhoneiros, o pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT), publicou nessa segunda-feira(20), um vídeo dirigindo uma carreta sem ser devidamente habilitado.

“O meu sonho na infância era entrar na boleia de um caminhão e sair pelas estradas, Brasil afora” afirmou Ciro na produção.

No final do vídeo, a produção informa que as cenas onde Ciro aparece conduzindo a carreta foram gravadas em um pátio Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Já nas imagens registradas em rodovia, um “dublê” dirigia a carreta.

“A gravação com Ciro foi feita em um pátio vazio do Completo Portuário do Pecém, aproveitando treinamento qe ele está fazendo para tirar carteira de habilitação de categoria C.”

Nas imagens, é possível ver que o pátio não estava vazio. Em diversos momentos, enquanto Ciro conduzia o veículo, caminhões e carretas podem ser visualizados pelo retrovisor trafegando normalmente.

Aparentemente, a carreta seguia pela CE-422, rodovia estadual do Ceará.

Além disso, a mensagem afirma que trata-se de um treinamento para que o político adquira a carteira de habilitação de categoria C.

Vale lembrar, que a CNH C permite ao motorista dirigir qualquer tipo de caminhão, desde que não seja um veículo articulado. Ou seja, não é permitido conduzir carreta (cavalo mecânico + semirreboque), como aparece no vídeo, com a categoria C.

Os requisitos para a mudança de categoria para E são:

  • Ter no mínimo 21 (vinte e um) anos de idade;
  • Estar habilitado, no mínimo, há um ano na categoria “D” ou estar habilitado, no mínimo, há dois anos na categoria “C”;
  • Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses.

A carreta utilizada no vídeo, pertencente a uma transportadora, também não possuía nenhuma identificação de veículo de aprendizagem.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o veículo destinado à formação de condutores é aquele que possui uma faixa amarela, de vinte centímetros de largura, pintada ao longo da carroçaria, à meia altura, com a inscrição AUTOESCOLA na cor preta.