Transportadoras afirmam que já está faltando diesel em Minas Gerias

Empresas do setor de transporte anunciaram nessa quinta-feira (10), que não estando conseguindo comprar diesel em Minas Gerais.
Na noite de terça-feira (08), o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro) alertou que poderia ocorrer.
Isso ocorre pois a Petrobras está comercializando o diesel a quase R$ 1 abaixo do patamar internacional. Como o Brasil não é autossuficiente na produção e refino do produto, empresas importadoras precisam comprar diesel de fora do país.
No entanto, devido a diferença em relação ao preço praticado pela estatal, essas empresas deixaram de importar o combustível para não ficarem no vermelho.
Esse desabastecimento já ocorreu no ano passado na Argentina, após o governo adotar a mesma política de baratear os combustíveis.
“Já começou a faltar diesel. Está tendo uma restrição pesada e ninguém consegue atender com totalidade os seus parceiros. A Shell não consegue atender todos os clientes dela, a Ipiranga também não. Então já há uma redução na quantidade solicitada”, explica a diretora do Setcemg.
“Uma transportadora que consome 10 mil litros de diesel por dia, por exemplo, está recebendo 5 mil. A gente está tendo que fazer uma seleção de quantidades para tentar ver se isso acontece por um curto período de tempo e vamos trabalhando desta forma. Mas infelizmente o mercado interno não está suprido neste momento, especialmente do diesel S10. O S500 ainda tem uma quantidade, mas o S10 está faltando muito”, alerta Martins.