Urgente: Bolsonaro diz que Brasil começará a receber diesel da Rússia

O Presidente Bolsonaro, anunciou nessa segunda-feira (11), que o acordo de importação de diesel da Rússia está quase concretizado.
“Está acertado que em 60 dias [o diesel russo] já pode começar a chegar aqui. Já existe essa possibilidade. A Rússia continua fazendo negócios com o mundo todo”, disse Bolsonaro em entrevista.
Além disso, Bolsonaro afirmou que o preço do combustível importado da Rússia seria muito mais barato.
Atualmente, cerca de 30% do diesel consumido no Brasil é importado, uma vez que as refinarias instaladas no Brasil não têm capacidade para refinar tudo.
No fim de junho, o presidente russo Vladimir Putin afirmou, em discurso, que buscava redirecionar o comércio e as exportações de petróleo para países dos Brics – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Agricultura
A neutralidade do Brasil em relação à Guerra na Ucrânia foi crucial para a manutenção do fornecimento de fertilizantes da Rússia.
No final de Junho, Bolsonaro e Putin conversaram por telefone sobre o livre comércio de produtos alimentícios e de fertilizantes.
“Vladimir Putin ressaltou que a Rússia se compromete a cumprir com suas obrigações para garantir o fornecimento ininterrupto de fertilizantes russos aos agricultores brasileiros”, informou o Kremlin em um comunicado sobre a conversa telefônica entre os dois presidentes.