URGENTE: Bolsonaro zera imposto federal sobre diesel a partir de 1 de Março

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou durante live nessa quinta-feira(18), que o imposto federal sobre o óleo diesel e gás de cozinha será zerado a partir de 1 de Março.
Bolsonaro também fez críticas à Petrobras e, mesmo citando que a empresa tem autonomia, afirmou que “algo vai acontecer” na estatal nos próximos dias.
A decisão, que começa a valer nesse dia 1º de Março, é válida por 2 meses. Nesse período, o governo deve estudar uma maneira diminuir o preços dos combustíveis e do gás de cozinha.
Segundo os dados da Petrobras, com base no diesel S-10, o preço do óleo diesel tem a seguinte composição:
- 49%: custo do combustível na Petrobras
- 15%: distribuição e revenda
- 13%: custo do biodiesel
- 14%: ICMS (imposto estadual)
- 9%: impostos federais (Cide-Combustíveis), PIS/Pasep e Cofins
“Teve um aumento, no meu entender, aqui, eu vou criticar, um aumento fora da curva da Petrobras. 10% hoje na gasolina e 15% no diesel. É o quarto reajuste do ano. A bronca vem sempre para cima de mim, só que a Petrobras tem autonomia”, afirmou Bolsonaro.

